Pesquisar este blog

KOUSOKU ESPER - 1967

   
    A série Esper teve sua origem por volta de 1964, quando um conhecido desenhista japonês Osamu Asano é contratado para criar uma figura para ser utilizada como um emblema nas campanhas publicitárias da companhia de eletrodomésticos Toshiba. Dessa forma que nasce o personagem Esper, uma espécie de mascote, que acompanharia os folhetos e manuais da empresa. Em 1966, o personagem se tornou tão popular que foi transformada em mangá, produzida por Reiji Matsumoto (o mesmo criador de Patrulha Estelar), que o transformou em dois volumes encadernados.

 
    Um ano depois, o personagem foi transformado numa série de televisão com o nome de Kousoku Esper, produzido pela Senkousha Productions, com o patrocínio da Toshiba evidentemente e apresentado originalmente pela televisão japonesa Nihon TV, a partir de 1 de agosto de 1967, num total de 26 episódios. A série foi criado por Reiji Matsumoto, dirigido por Hiroshi Fukuhara, Takeshi Yamada, entre outros e contou com roteiros de vários autores tais como Tadaaki Yamazaki, Ryuzo Nakanishi, Tatsuo Tamura e a trilha sonora de Katsuhisa Hatori.
    A história da série Esper começa violentamente com uma colisão entre um balão, no qual passeavam o garoto Hikaru e seus pais e uma nave espacial invisível alienígena, causando a morte dos pais do garoto. Os tripulantes da nave alienígena compadecido com a tragédia resolvem tomar as identidades dos pais do garoto e cuidar dele. Hikaru é equipado com um supertraje espacial que lhe permite voar e receber armas especiais.
    Um outro motivo era o grande risco que a Terra corria ao ser invadida por outros seres galácticos malignos, que tentavam conquistar a Terra. Diante disso Hikaru é preparado pelo seu mentor e quando surge algum problema grave, Hikaru dá um salto enquanto grita "Esper" e instantaneamente ele aparece voando dentro de seu traje espacial.
    Esper era sempre acompanhado por sua mãe, que assumia a forma de uma pequena ave robô chamada de Shikar que pousava em seu ombro para dar-lhe diversos sermões e conselhos. Atualmente a série é lembrada, não pela sua qualidade técnica, que na época era muito modesta, mas pelas suas histórias eloqüentes que agradavam bastante a garotada. No Brasil esta série foi apresentada em 1978 pela TV Record e também pela extinta TV Tupi. Nos anos 80 chegou a ser apresentada na TV Gazeta de São Paulo com o nome de Vésper.

Nenhum comentário:

Postar um comentário