Pesquisar este blog

SUKI! SUKI! MAJOU SENSEI - 1971

Suki! Suki!! Majou Sensei (que traduz para algo como Nós Te Amamos, Professora Bruxa!) era uma adaptação de um manga muito famoso na época, chamado Sen no Me Sensei, a "professora de mil olhos". Escrito por Taro Akira e publicado desde 1968 na revista semanal Teen Look, o manga era destinado às meninas, e tinha como protagonista a professora Hikaru Tsuki. Secretamente uma alienígena de um universo distante (!), Hikaru tinha incríveis poderes, que incluíam a capacidade de voar e de encolher objetos ao seu bel-prazer. Ela até usava esses poderes para combater o crime, mas sua principal atividade era agir como conselheira e amiga de uma turma de estudantes recém-transferidos para uma escola do Ensino Fundamental de Tóquio. O manga lidava com problemas típicos da pré-adolescência, como a descoberta do amor e o bullying, com a professora Hikaru fazendo o seu melhor para ajudar seus alunos a superar essa tão conturbada fase da vida - e de vez em quando usando seus poderes para punir os alunos mais levadinhos.
A série em tokusatsu foi criada por Shotaro Ishinomori (mesmo criador de Kamen Rider) e teve 26 episódios, que foram ao ar de outubro de 1971 a março de 1972. Até a metade da série  o tokusatsu era bastante fiel ao manga. Exceto por uma ou outra intervenção de um monstro espacial, a principal função de Hikaru era aconselhar as crianças, e, quando ela usava seus poderes, continuava com sua aparência normal.

Em determinado momento, entretanto, alguém deve ter achado que isso não estava muito "tokusatuesco", e, no episódio 14, Hikaru ganhou uma identidade secreta, a da heroína Andro Mask (curiosamente, "andro" é um prefixo mais usado para características masculinas; talvez o mais correto fosse "Gino Mask"), um arqui-inimigo, Phantom, e os episódios passaram a se comportar como um tokusatsu normal, cada um com um monstro da semana e com a principal função de Hikaru sendo combatê-los, com as pobres das crianças ficando em segundo plano.

Apesar dessa meio-bagunça, Majou Sensei foi uma série de grande sucesso, muito elogiada por seus efeitos especiais e por seu figurino caprichado - enquanto o Kamen Rider vestia um casaco Adidas e se transformava com um efeito tosco, Andro Mask tinha um lindo uniforme e se transformava com efeitos que só seriam vistos em séries da Toei anos mais tarde. Além disso, Majou Sensei foi visionário, já que outro seriado de ação destinado a meninas e protagonizado por uma mulher não estrearia no Japão até 1985, quando a própria Toei adaptaria o manga Sukeban Deka (a "colegial detetive"), cuja protagonista é uma estudante que também é agente secreta.

Graças a Majou Sensei, a atriz que interpretava a professora Hikaru, a linda ex-modelo Yoko Kiku, se tornaria uma das atrizes mais famosas e requisitadas do Japão, estrelando dezenas de séries e filmes nos quatro anos seguintes. Infelizmente, em 1975, aos 24 anos, Yoko morreria enforcada por seu namorado em sua própria casa. À polícia, ele diria ter ciúmes de sua carreira, e ter tido um acesso de fúria quando ela disse que desejava terminar o namoro.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário